quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dicas para comemorar Lughnasadh Sabbath (in 2012)

Link


Lughnasadh é um tempo ainda festivo. É a plenitude que nos desafia uma última vez antes de nos dar a colheita daquilo que estávamos plantando/conquistando o ano todo. Assim é um período excelente para repensarmos nossas escolhas e mantermos ou mudarmos pela última vez nosso foco. Tudo nessa data é muito decisivo. Entretanto, pelo caráter dos desafios, esse é um ótimo período para jogos, desafios, brincadeiras, envolvendo todas as aptidões quanto possíveis: artística, intelectual, leitura/escrita, música/dança, física; assim como também nos chama a celebrar com abundância (principalmente de produtos a base de trigo e cereais).

Esse é o momento da colheita, da bênção dos alimentos e da terra para que sobrevivam ao período de morte, por isso também é considerado como a "última dança com a plenitude antes de de nos despedirmos dela". Por isso, é certamente um momento para se viver intensamente.

Assim como Litha, não vejo a necessidade de um ritual formal para esse festival. Creio que seja um momento ideal para consagrarmos nossos alimentos e caminhos, traçarmos um rumo definitivo, tomar decisões que ainda nos faltam, e vencermos os desafios que estão a nossa frente. Assim como acho que a melhor maneira de comemorá-lo é de forma festiva, com abundância de comida, principalmente dos derivados de trigo e cevada; com muita música, dança; e muitos jogos e competições, de todos os tipos.

Para aqueles que gostam de uma comemoração em casa, ou mesmo em grupo, vou dar algumas sugestões muito úteis e boas, inclusive um bom encanto para atrair dinheiro (excelente para essa época).


Pela tarde, acenda uma fogueira ou um caldeirão de fogo (ou caso não possa uma vela amarela) com ervas como alecrim, alfazema. E olhando na direção do sol agradeça:

"Ó Luz, queremos agradecer
por nos aquecer da manhã ao anoitecer,
por, na Terra, tudo fertilizar,
por seu carinho e prazer nos dar,
pelo brilho de alegria e contentamento,
por guiar nosso caminho a cada momento.
E agora que é chegada a hora de você partir
a guardaremos no coração até as trevas surgir,
pois com Yule virá o seu renascimento.
Adeus, querida, você ficará em nosso pensamento!"

Pegue os potes com grãos de sua casa e abençoe-os passando a mão sobre eles ou mesmo os mentalizando minunciosamente e dizendo:

"Mãe-Terra, por esses presentes agradecemos
e pelos cereais e bulbos que recebemos.
Abençoe-os com sua graça, por favor,
e que dentro deles fique o seu amor
para que ao comê-los a sua bênção possa fluir
dentro e fora e em todo o nosso existir!"

Asse um pão bem especial, feito com trigo, ou mesmo compre um bem especial e completo... E use-o como condimento de uma libação, consagrando:

"Ciclo da vida aqui contido,
nascimento e morte e nascimento repetido,
ajude-me ao meu papel na vida entender
e ajude-me a minha alma esclarecer,
para que fácil seja o caminho traçado pra mim,
Pois assim desejo e será assim!"

Por fim, prepare um encanto para atrair dinheiro, mas lembro que você terá de abrir caminhos por onde ele possa chegar. Você precisará de:

  • uma garrafa com rolha (por onde entre os demais itens);
  • um anzol de pesca;
  • alguns cravos-da-índia;
  • uma pitada de canela;
  • algumas moedas e cédulas.

Coloque tudo dentro da garrafa, exceto a rolha, enquanto visualiza o dinheiro chegando para você de todas as direções. Depois coloque a rolha na garrafa, lacre-a com um pouco da cera de vela (pode ser uma amarela, usada para simbolizar Lughnasadh mesmo) e recite o encantamento:

"Fique vivo, dinheiro, e trate de aumentar.
Chegue a mim, vindo de todo lugar.
Pelas ervas, pelo anzol, pelo vidro e pela moeda
a prosperidade se junta e medra.
Cédulas e moedas de brilho dourado,
vocês são minhas e devem ficar a meu lado!"

Enterre, por fim, a garrava nas proximidades da entrada de sua casa. Se não for possível, guarde-a com você em um lugar que ninguém possa ver ou tocar, nem mesmo você.

Enfim, celebre essa data com festa, dança, abundância e júbilo. Se você quiser, pode também ofertar aos elementais uma porção de trigo e outros grãos, criando desenhos mágicos no chão usando sua própria oferta! 


Feliz Lughnasadh a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário