sábado, 23 de junho de 2012

Meditações Iniciais - PARTE II - Exercício de Relaxamento Progressivo (E.R.P.)



Deite-se de costas, relaxadamente. Afrouxe as roupas e feche os olhos.

Inspire, e ao fazê-lo tensione o músculo citado. Expire, ao mesmo tempo que relaxa o músculo tensionado dizendo a si próprio “Relaxe”.

  • Pés: Inspire, tensione-os... Expire e relaxe 
  • Panturrilhas: Inspire, tensione-as... Expire e relaxe 
  • Coxas: Inspire, tensione-as... Expire e relaxe 
  • Quadris: Inspire, tensione-os... Expire e relaxe 
  • Estômago: Inspire, tensione-o... Expire e relaxe 
  • Peito: Inspire, tensione-o... Expire e relaxe 
  • Mãos: Inspire, tensione-as... Expire e relaxe 
  • Antebraços: Inspire, tensione-os... Expire e relaxe 
  • Bíceps: Inspire, tencione-os... Expire e relaxe 
  • Ombros: Inspire, tensione-os... Expire e relaxe 
  • Pescoço: Inspire, tensione-o... Expire e relaxe 
  • Cabeça: Inspire, tensione-a... Expire e relaxe 
  • Todo o corpo: Inspire, tensione-o... Expire e relaxe 

Ao inspirar, sinta-se elevar-se ao teto, e ao expirar sinta-se afundar sempre mais na terra. Diga a si mesmo: “Relaxe”. Repita o processo três vezes. Inspire e eleve-se, expire : afunde-se e relaxe...


- Você pode usar essa técnica para descansar após um dia ou tarefa muito cansativa, para iniciar seu dia e/ou antes de dormir. Ou se preferir pode fazê-la apenas com o intuito de relaxar-se e possuir prática.


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