quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dicas para comemorar Litha Sabbath (in 2012)

Link


Litha é o grande festival da Plenitude. Marcada pela colheita farta, pela generosa Terra, pela força do sol (norte) e pelas bênçãos da chuva (sul). Mas acima de tudo, Litha é o festival do fogo, sendo ele o representante de sua plenitude e poder. Litha é festa. Isso define.

O mundo está pleno e tudo o que plantamos e colhemos agora pode ser usado em nosso júbilo. Por isso festejamos como forma de cultuar e agradecer, afinal todas as manifestações de alegria e prazer também são rituais, rituais que nós damos às nossas mães terrenas, então porque também não podemos dá-los a nossas Mães eternas?

Particularmente sou contra um ritual regrado ou marcado em Ltiha. Gosto desse Sabbath pelo que ele é, intuição, liberdade, alegria, plenitude, festa. O legal desse tempo é encontrarmos a chance de sermos nós mesmos, livres de nossas amarras e máscaras, momento de apenas nos guiarmos e deixarmos ser guiados. Por isso, não irei sugerir nada extenso, ritualístico ou normatizado para essa data, bem como acho totalmente dispensável a traçagem de um círculo convencional; uma boa limpeza no ambiente e nas pessoas basta.

Sugiro, portanto, que programe desse dia um verdadeiro feriado, a ser passado com seu grupo, amigos ou família. Um piquenique talvez, sob a força e potência do sol, ou sob o júbilo e convite da lua - isso se torna completamente de escolha sua, mas claro que temos que concordar, a noite é mais cheia de magia. Programe um momento legal e farto, divertido. Relembre brincadeiras antigas e infantis (todos somos crianças, mesmo que nos esqueçamos disso) como corre-cutia, pique-pega, cabo de guerra, mestre mandou, mímica, entre tantas outras que podem ser usadas. Adeque essas brincadeiras ao espaço, momento e pessoas que participarão, para que todos possam participar. E simplesmente passe um dia/noite pleno e feliz. Se você seguir solitariamente, não fará diferença. Você não precisa se por no rigor de um ritual ou cerimônia para comemorar, apenas comemore, apenas SEJA FELIZ e esteja com os seus.

As dicas que dou a seguir é, acorde cedo, enfeite sua casa e/ou o espaço onde será comemorado (isso dentro do possível) com fitas coloridas (azul, verde, branco, laranja e amarelo são cores bem indicadas) e flores, vista roupas alegres e coloridas, passe um tempo com a natureza, busque escutar os pássaros cantando e tente passar um dia o mais próximo possível daqueles que você quer bem e que você sabe que te querem bem. Tenha apenas um dia agradável. E se divirta como puder. De alimento, milho costuma fazer parte dessa época, pode ser interessante usá-lo e podemos fazer tantas coisas gostosas e diferentes com ele!

Mas, vamos ao que interessa, vamos aos procedimento e dicas de procedimentos mais mágicos para esse dia!

Levante um pouco antes do sol nascer. Prepare um bom suco (laranja talvez) ou use água mesmo, e de sua janela ou quintal (de preferência olhando para o nascer do sol) brinde esse momento:

Poderoso Sol, redondo e brilhante,
Na minha vida eu o saúdo neste instante
E com orgulho o honro neste dia
Por nos aquecer com os raios dourados que você irradia!

Decore o ambiente com fitas coloridas e símbolos solares (desenhos de sóis, girassóis e outros mais), enquanto estiver decorando vá repetindo (você pode pedir a uma criança para fazer isso ou para te ajudar, seria de grande poder):

Terra querida e Sol adorado,
nós agradecemos pelo trabalho realizado.
a terra floresce e juntos florescemos com alegria,
vocês nos devolveram a perfeita harmonia.
Terra querida e Sol adorado,
que cada um de nós por vocês seja abençoado,
e que suas bênçãos se espalhem por todo lugar
enquanto essas fitas estamos a amarrar!

Prepare um prato com comidas (preferencialmente doces) e regue-o com mel. Deixe-o fora de casa, de preferência ao pé de uma árvore, como uma oferenda às fadas e seres mágicos:

Fadas e seres encantados,
Duendes e elfos amados,
que sejam agora recompensados
e que sejam todos abençoados!

Se preciso for, retire as oferendas no dia seguinte e limpe o local, mas se estiver sido colocado na natureza, deixe que a própria natureza e os seres mágicos o consuma.

Em sequência, se for comemorar em grupo, deixe para fazer isso junto de todos, acenda uma fogueira, um caldeirão de fogo ou mesmo uma vela (branca) representando o Fogo de Litha. Consagre esse fogo:

Litha sagrada do fogo a brilha
por essa chama venha conosco brindar!
Plenitude, paz, prosperidade e saúde
essa chama a todos dá
e todas essas bênçãos você nos trará!

Consagrado o fogo, você pode consagrar uma vela branca (de duração a sua escolha) com essa energia, para ser acesa caso você um dia precise da Luz de Ltiha:

Esta(s) vela(s) estou agora a Litha oferecer
Para que fácil se torne o trabalho de trazer
A Plenitude em cada momento e também em nossos corações.
Ofereço-a(s) então com amor e caras emoções!

Escreva, então, em um pedaço de papel seus desejos ainda a se realizar e jogue no fogo mentalizando sua realização. Se feito em grupo, deem as mãos e recitem o encanto até que a última pessoa sinta que está feito e pare de recitar, se sozinho faça-o por você mesmo:

Do papel ao fogo,
do fogo à realidade.
Que o encanto seja feito
e do encanto prosperidade!

Por fim, se estiver com uma fogueira ou caldeirão aceso, pule o fogo como uma forma de ter sorte e deixar a negatividade para trás. Posicione-se para pulá-lo, repita o encanto e pule-o com fé no coração (apenas lembro que fortuna também é sinônimo de sorte e não apenas de dinheiro):

Saúde e fortuna esperam por mim,
pois assim quero e será assim!

Terminado, simplesmente festeje, a seu modo! E, por fim, relembro que esse festival é festa, por isso siga sua intuição e deixe a alegria reinar. Se você achar importante, pode invocar uma divindade que te inspire esse momento para festejar, como descrevi na postagem anterior. Mesa farta, danças, brincadeiras e alegria fazem esse dia!


Feliz Litha a todos!

2 comentários:

  1. Ótimo ritual de Litha! Tentarei utilizá-lo este ano! Que a Deusa nos abençoe! )O(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida! Desculpe pela demora em responder, estou fazendo um post de desculpas. Mas passei por algo meio pesado nos últimos seis meses. Mas fico feliz que tenha gostado! Retomo oficialmente o blog e espero que nos acompanhe... Paz e Bênçãos!

      Excluir