domingo, 18 de março de 2012

Dicas para comemorar Ostara Sabbath (in 2012)

Link

Ostara é o momento de festa, alegria, jovialidade, reflexão e de corrermos atrás de nossas metas. Momento de  celebrarmos a fertilidade e a vida na Terra, por isso é um excelente momento para passarmos com as crianças, no campo, em festa, piqueniques, e momentos alegres.

É também um ótimo momento de acertarmos os últimos pontos para começarmos a correr atrás de nossas metas no ano, e assim, não deixar nada pendente ou sem fazer. É um momento de paz e perdão, por isso é sempre bom agirmos de coração aberto e sereno nessa época. E não se esqueça, é um período regido pelas emoções, pelo amor, pelas paixões e sentimentos, então, deixe-se levar por elas.

Minha dica vai ser simples e você poderá selecionar dela o que achar possível de realizar...

Junte-se com amigos e realize nessa tarde um piquenique bem alegre, com direito a conversas, brincadeiras, cantos. Faça algo bem farto e dê preferência às coisas que levem ovos, leite e derivados em sua fabricação. Enfeite tudo com flores e, se possível, peça para que todos usem coroas e arcos floridos na cabeça e/ou no corpo.

Durante o piquenique, uma boa brincadeira pode ser o "Caça aos ovos", esconda pelo local o número de ovos  (ainda crus - tenha cuidado) de acordo com o número de participantes, e peça para que cada um encontre o seu. Após isso, deixe que cada um adorne seu ovo como preferir e todos juntos realizem uma bênção ao ovo:

"Fértil ovo de vida tão antiga,
traga alegria e risos e cesse toda briga
com a sua enorme fertilidade,
garanta perfeito amor e tranquilidade
para todos, não só os que aqui estão.
Quer sejam pessoas, coisas, plantas, animais ou animais de estimação!"

Esse ovo cada um deverá levar para casa e enterrá-lo no quintal (se não puder em seu quintal, ou se não tiver um, enterre em algum lugar calmo e de muita tranquilidade). Fique atento, porque o ovo pode chocar, caso isso aconteça (o que é raro), a vida dele gerada é responsabilidade sua!

Caso não poça fazer a Caça aos Ovos, pode pedir para que as pessoas levem seus ovos e troquem entre si, de forma a todos terem um ovo no final, e realize o resto normalmente.

Continuando, para a libação e condimento sugiro leite no lugar do vinho e como condimento, peça que cada pessoa traga de casa ovos cozidos (com a casca), no qual escreveram na casca (giz de cera branco é ideal) algo que gostariam de adquirir ou acrescentar no ano e em sua própria vida (ex.: generosidade), por cima, pinte o ovo da cor que você acredita que represente esse elemento. Na hora da libação abençoe a libação e os condimentos como de costume. Repasse o leite e peça para que cada um coma seu(s) ovo(s) cozido(s), encorporando assim aquilo que pediram.

Com todos já cheios da energia desse tempo, façam uma dança circular e coloque três pessoas ao centro, as quais derrama no solo um pouco de leite, mel e água, para nutri-lo e garanti-lo sadio e forte para todo o ano.

Por fim, realize uma confraternização, e o ideal (já que já estamos no costume social dos ovos de páscoa) é terminar tudo com um chococulto (ovos de páscoa serão ainda mais bem vindos nesse momento, principalmente se envolver crianças).

Lembre-se esse é um dia alegre, use sempre sua imaginação!

Paz e Bênçãos e
Feliz Ostara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário