quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dicas para comemorar Imbolc Sabbath (in 2012)


Link



Imbolc é a grande renovação. Tudo em fim recomeça. É o momento de abençoarmos nossas ferramentas de trabalho (sejam elas quais forem) e recomeçarmos a batalhar por nossos planos a todo vapor. Brigit, a Jovem, nos ensina os caminhos do sentimento, da persistência, da boa vontade e do trabalho sincero e verdadeiro. É isso que esse festival representa. É difícil falar muito sobre ele, ele é muito mais vivenciável do que explicável.

É o momento da cura, da verdade, dos inícios. A fertilidade retorna e junto com ela a esperança e também a luta. Brigit nos leva pelos caminhos da Luz, da verdade e da cura. Por isso abrir nossos caminhos para seu Fogo sagrado é um ótimo meio de recomeçarmos. Colocar nossos planos em ordem e persistir, sem reservas, nos deixar transformar pelo Fogo. Também é um momento poderoso para iniciações (mágicas, ritualísticas ou não), tudo o que se inicia nesse momento tende a vingar. E junto ainda é tempo das máscaras, das festas do regozijo em labor e, acima de tudo, da vida.

Nesse dia, é importante fazermos uma limpeza profunda e bem concentrada de tudo o que nos é valioso, destruindo o que não queremos por perto e renovando nossas metas, atraindo bons fluídos. Decorações floridas serão sempre bem-vindas. Se você ainda tem as decorações de Yule, esse é o momento de reuni-las, guardar as que devem ser guardadas e queimar as que podem ser queimadas. Uma boa libação para esse dia é a cerveja.

Cruz de Brigit - Link
Use esse dia para purificar sua casa e a você mesmo. Para isso, é sempre bom fazer aquela faxina, deixar tudo limpo. Então pegue sua heskuvita (besom) e comece a varrer a casa, recitando:

Com esta vassoura cheia de poder
O velho e o azedo estou a varrer.
O calafrio da morte varro com decisão,
Enquanto o Escuro exala a última respiração.
Rodo, rodo e rodo agora,
O velho e o imprestável eu mando embora!

Depois disso, termine sua limpeza normalmente. Consagre um pote com água salgada (200ml de água mais três pitadas de sal, mexidas 9 vezes no sentido horário), eleve o pote ao céus dizendo:

Consagro esta água e este sal,
Para que juntos, me livrem de todo mal

E borrife em cada cômodo da casa para que eles exorcizem qualquer mal presente. Então acenda um incenso (sálvia, arruda, alfazema, alecrim, benjoim – são sempre bons), consagre-o:

Consagro este incenso, de Fogo e de Ar,
Bons fluídos aqui vai deixar!

Então incense a casa cuidadosamente para energizá-la com coisas boas e positivas.

Após essa limpeza, tire um tempo para você, envolva-se na sua vaidade e limpe-se também. Pode tomar um banho de limpeza (das mesmas ervas talvez) e desenhar em sua testa e coração um pentagrama com a água consagrada e incensar a si mesmo. Pode fazer o mesmo com outros membros de sua casa ou amigos se quiser.

Outra dica para esse dia é a abençoar as velas que você usará no ano, bem como algum material que pertença ao seu trabalho, para também abençoar seu trabalho. Claro que você sempre gastará mais velas do que abençoará, mas ter um estoques dessas velas é sempre muito útil. Você pode também reconsagrar seus objetos mágicos. Para isso adapte os versos abaixo para os usos que melhor lhe convir:

Criaturas de cera e de luz, eu lhes abençôo agora
E mando toda negatividade embora.
Cumpra o seu propósito, ó chama; a reluzir
Impregnada de magia você há de servir
Como instrumento de luz e poder,
Embora pavio e cera continue a ser.
Dou-lhe uma vida de longevidade
Para ajudar na criatividade!

Por fim, acenda as luzes de sua casa por essa noite, ou se possível acenda velas, ou lanternas (de vela ou de fogo) no perímetro, nas portas e janelas de sua casa, convidando a Luz desse dia a entrar e a te abençoar, bem como a seu lar.

Para celebração, esse dia pede algo simples, uma meditação, retomada de planos e uma festa alegre e jovial, destemida e direta. Você pode também invocar os poderes de Brigit nesse momento:

Brigit nos traz agora a Luz,
O Escuro morre e tudo reluz!
E enquanto no leito, tudo aguarda então,
Todo passado desaparece no chão.
Pois o amor fertilidade trará
Outra vez para a Terra e assim será!

Depois disso, você pode juntar feixes de palha amarrados por uma fita preta, cada feixe simbolizando algo que você quer erradicar de sua vida (qualquer coisa), então mentalize uma a uma e queime no Caldeirão para que tudo possa ser exterminado.

Faça a libação repartindo bênçãos e alegria. Por fim, caminhe por fora de sua casa, relembrando momentos plenos e agradáveis, desenhe no solo, inscrito em um círculo, os símbolos do masculino (triângulo para cima) e do feminino (triângulo para baixo) recitando:

Envolvida pelo sol, a sua luz brilhará
E para o tempo do verdor da primavera guiará.
Enquanto os seus corações se misturarem em amor,
No céu a luz crescerá com todo o vigor!

Caso esteja celebrando em grupo, use esse momento para uma confraternização e para momentos alegres, se estiver só, dedique-se a coisas que te fazem bem, ou mesmo vá dormir. No dia seguinte, retome sua vida sem pensar muito, e corra atrás de seus planos.



Feliz Imbolc a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário